O valor da comunicação no fortalecimento dos fundos de pensão 

Artigo Reinaldo Passadori

Por: Reinaldo Passadori.

Em um cenário de transformações profundas nos mercados, nas relações de trabalho e na longevidade da população, os fundos de pensão desempenham um papel cada vez mais estratégico. 

Dirigentes e equipes que atuam nessa área carregam a responsabilidade de gerir recursos que garantem o futuro de milhares de pessoas e, diante dessa missão, a imagem profissional, a comunicação e o posicionamento pessoal se tornam atributos imprescindíveis.

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, competitivo e exposto, no qual não basta ser competente — é necessário ser percebido como tal. 

É aqui que entra o poder do branding pessoal: a arte de construir, comunicar e sustentar uma imagem coerente, positiva e memorável sobre quem você é e o que você oferece. É sobre clareza de propósito, comunicação eficaz, postura ética e entrega consistente.

Mais do que habilidades técnicas, é preciso cultivar uma marca pessoal forte, coerente e autêntica, que reforce a credibilidade das instituições e estimule relações sustentáveis com todos os stakeholders — participantes, patrocinadores, órgãos reguladores e sociedade.

Profissionais de fundos de pensão precisam ser reconhecidos por sua idoneidade, responsabilidade e visão de longo prazo e para isso, é essencial construir uma presença que transmita confiabilidade, competência técnica e equilíbrio emocional, atributos cada vez mais valorizados em tempos de alta complexidade e exigências regulatórias.

A imagem que cada profissional transmite está profundamente ligada à qualidade da sua comunicação. E aqui falamos de uma comunicação ampla: verbal, não verbal, escrita, digital e relacional. No contexto dos fundos de pensão, é fundamental desenvolver uma comunicação:

  • Fluida, para facilitar o entendimento e o diálogo entre setores, participantes e conselhos deliberativos.
  • Clara, para que as informações técnicas sejam acessíveis, principalmente para os participantes dos planos.
  • Consistente, evitando ruídos, ambiguidade ou mensagens contraditórias.
  • Técnica, demonstrando domínio e preparo sem soar arrogante ou distante.
  • Empática, considerando o perfil, as necessidades e as expectativas do público.
  • Edificante, com foco na construção de soluções, confiança e relações saudáveis.

A construção de uma imagem forte depende de autoconhecimento e auto validação. Profissionais que compreendem suas forças e limites conseguem se posicionar com autenticidade, adaptando-se às diversas situações sem perder sua essência.

Para os dirigentes, isso significa liderar com coerência e inspirar pelo exemplo; para os membros das equipes, é adotar atitudes de proatividade, escuta ativa, cooperação e clareza na interlocução com todas as áreas.

Em ambos os casos, a postura e a presença — física e digital — precisam estar alinhadas com os valores da entidade. A forma como se comunica, se apresenta, se comporta e se relaciona constrói (ou destrói) a imagem de um profissional.

Diante disso, torna-se urgente investir em projetos que promovam o desenvolvimento da comunicação e do branding pessoal dentro das entidades de previdência. Tais programas podem incluir:

  • Oficinas de oratória, linguagem técnica acessível e comunicação interpessoal.
  • Treinamentos sobre etiqueta corporativa, empatia, escuta ativa e liderança comunicativa.
  • Dinâmicas de construção de imagem profissional, com foco em autenticidade e propósito;
  • Ações de mentoria e coaching para lideranças.
  • Programas internos de posicionamento de marca pessoal, alinhados com os valores institucionais.

Em um setor no qual confiança e reputação são ativos valiosíssimos, não basta ser técnico. É preciso ser claro, presente, inspirador, confiável e verdadeiro.

A imagem de um fundo de pensão também é construída pela imagem dos seus profissionais. E essa imagem nasce de comunicação, postura, entrega e coerência.

Branding pessoal não é vaidade — é estratégia. É investir em si mesmo com inteligência emocional, visão de futuro e consciência do impacto que você deseja causar no mundo. É construir pontes sólidas entre o presente e o futuro que queremos garantir para todos. Quem sabe quem é e como quer ser visto transforma sua carreira em uma trajetória intencional e de sucesso.

  • Reinaldo Passadori

    Reinaldo Passadori é escritor e mentor em comunicação e oratória. É CEO da Passadori Comunicação, com mais de 120.000 pessoas treinadas e mais de 1.000 projetos para empresas. É associado à ANESPP.

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